Atriz criada por IA gera revolta e Os Simpsons vão ganhar um novo filme

PS5 Edição Digital com armazenamento menor começa a ser vendido na Europa

Quarta-feira, 01 de outubro de 2025

Saudações, habitantes de Criticópolis!

Veremos o retorno do Porco-Aranha no novo filme dos Simpsons?

  • 🤖 Atriz criada por IA generativa causa revolta em Hollywood

  • 🍩 Filme de Os Simpsons ganhará sequência 20 anos após o original

  • 🎞️ Jay Kelly: George Clooney e Adam Sandler estrelam dramédia sobre astro em crise existencial

  • 🕵️‍♂️ Mistério em Cemetery Road é nova série de investigação dos produtores de Slow Horses

  • 📉 PS5 Edição Digital com SSD menor começa a ser vendido na Europa

  • 📰 Também aconteceu…

Boa leitura!

— Victor Ferreira

🍿 Filmes

🤖 Atriz criada por IA generativa causa revolta em Hollywood

Desde sua revelação em um evento em Zurique na última semana, “Tilly Norwood” tem sido fonte de raiva e controvérsia por parte da comunidade artística, especialmente atores do mundo do cinema e TV.

“Tilly” é uma criação da produtora Particle6, da atriz e comediante holandesa Eline Van der Velden. Ela seria o primeiro projeto de uma “agência de talentos de IA” conhecida como Xicoia. Van der Velden chegou a dizer em entrevista que seu objetivo é transformar Tilly na próxima Scarlett Johansson ou Natalie Portman, e que várias agências e produtoras estariam interessadas em “contratá-la”.

A reação de atores, especialmente em Hollywood, foi de rejeição imediata, com figuras como Melissa Barrera (Pânico 6), Ralph Ineson (Quarteto Fantástico: Primeiros Passos) e Whoopi Goldberg (Ghost: Do Outro Lado da Vida) criticando abertamente Tilly e seus criadores.

Para além da possibilidade de ela ser usada para substituir atores de carne e osso, uma das grandes críticas é a de que o modelo de Tilly foi treinado utilizando a interpretação de múltiplas atrizes, em geral sem autorização prévia.

O sindicato de atores estadunidense SAG-AFTRA publicou um comunicado reforçando que “Tilly” é uma personagem gerada por um programa de computador, e não uma atriz de verdade. Mais do que isso, ele reforçou para produtores que, caso queiram trabalhar com atores sindicalizados, “performances sintéticas” não serão aprovadas a não ser que estejam de acordo com obrigações contratuais.

Eline Van der Velden defendeu seu projeto, declarando que Tilly não foi pensada como uma substituta para pessoas reais, e sim mais uma ferramenta a ser utilizada na indústria criativa.

🍩 Filme de Os Simpsons ganhará sequência 20 anos após o original

Ainda sem nome oficial, o novo longa-metragem animado tem estreia marcada para 23 de julho de 2027 — quase exatamente duas décadas após Os Simpsons: O Filme chegar aos cinemas, em 21 de julho de 2007.

Além do anúncio da data, a 20th Century Fox e a Disney divulgaram um pôster com a mão de Homer Simpson pegando uma rosquinha com vários granulados em forma do número 2. Ele também conta com os dizeres: “Homer is coming back for seconds” (Homer está voltando para um repeteco, em tradução livre).

Por enquanto, não há detalhes sobre a narrativa, ou quem (além da própria família) marcará presença no novo filme.

Com quase 800 episódios produzidos desde sua estreia em 1989, Os Simpsons é a série animada mais longeva da TV estadunidense, e um dos maiores ícones culturais das últimas décadas.

No primeiro filme, a cidade de Springfield vira um desastre ecológico após as peripécias de Homer, e acaba sendo envolta por uma grande redoma de vidro. A família consegue escapar, mas logo voltam para tentar salvar seus vizinhos.

Os Simpsons: O Filme, assim como as 36 temporadas da série animada, podem ser conferidos no Disney+.

🎞️ Jay Kelly: George Clooney e Adam Sandler estrelam dramédia sobre astro em crise existencial

O novo filme do diretor Noah Baumbach (História de um Casamento) coloca o ator de Syriana (2005) e Amor Sem Escalas (2010) em um papel que reflete bastante sua própria identidade pública e carreira.

Visto como o “último dos grandes astros de cinema”, Jay Kelly (Clooney) começa a refletir sobre sua vida, escolhas profissionais e legado após sua filha mais nova (Grace Edwards) deixá-lo sozinho para passar as férias em Paris.

Em meio a uma crise existencial, na qual suas memórias se misturam com cenas de filmes, ele decide viajar pela Europa junto de seu agente Ron (Sandler) e sua assessora Liz (Laura Dern). O elenco também conta com Jim Broadbent (Chumbo Grosso), Patrick Wilson (Invocação do Mal), e Greta Gerwig, diretora de Barbie (2023) e esposa de Baumbach.

No Brasil, Jay Kelly estreia nos cinemas em 20 de novembro, antes de chegar ao catálogo da Netflix em 4 de dezembro.

📺️ Séries

🕵️‍♂️ Mistério em Cemetery Road é nova série de investigação dos produtores de Slow Horses

A produção do Apple TV+ é estrelada por Emma Thompson (Razão e Sensibilidade) e Ruth Wilson (Luther), e é inspirada no primeiro romance de Mick Herron, mesmo autor da franquia Slough House.

Zoë Boehm (Thompson) é uma detetive particular contratada por Sarah (Wilson) para encontrar uma criança desaparecida em uma explosão perto de sua casa. Porém, quanto mais as duas se envolvem no caso, fica mais claro que isso é apenas parte de uma grande conspiração governamental — e passam a ser caçadas por isso.

A adaptação é escrita e produzida por Morwenna Banks, que também trabalhou como roteirista em Slow Horses. Herron está ligado ao projeto como produtor executivo.

Mistério em Cemetery Road estreia em 29 de outubro. Enquanto isso, a 5ª temporada de Slow Horses está sendo transmitida pelo Apple TV+ desde a última quarta (24).

💡 Estamos no caminho certo? Diga o que acha da newsletter nesta pesquisa rápida (2 min).

🕹️ Games

📉 PS5 Edição Digital com SSD menor começa a ser vendido na Europa

Confirmando listagens de setembro, o console da Sony sem drive de disco europeu agora conta com armazenamento reduzido de 1TB para 825GB, além de outras mudanças estéticas.

Em um vídeo de unboxing do console, o youtuber Austin Evans fez uma comparação entre esta nova versão e o modelo anterior. Além da redução do espaço de armazenamento, o acabamento do console ficou mais fosco, em comparação ao material reluzente utilizado até agora. Já as entradas USB na parte traseira passaram a usar cores azuis, ao invés de pretas.

No lançamento do PlayStation 5 em 2020, a Edição Digital contava com um SSD de 825GB, mas um modelo revisado expandiu seu tamanho. A versão do console com drive de disco segue, por ora, com 1TB.

A Sony não se pronunciou sobre essa redução e não respondeu quando questionada pela imprensa especializada. Especula-se que seja uma forma de manter o PS5 com o mesmo preço sem causar um grande prejuízo nas finanças da companhia após as novas políticas tarifárias do governo dos EUA, que já levou a aumentos de preço em vários lugares do mundo (incluindo Europa) em 2025.

Por enquanto, não se sabe quando este modelo será vendido em outros continentes — ou mesmo se há planos para isso.

📰 Também aconteceu…

🕵 O que achou da news de hoje?

Queremos saber sua opinião! Depois de votar, tem um espaço para você contar mais (mas só se quiser).

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎧 Ouça nosso podcast

Conheça o Tudo Acontece Tanto! nosso podcast que resume as principais novidades da cultura pop de segunda a sexta, por volta das 11h da manhã.

📨 Sobre a Newsletter

Para quem tem uma rotina cheia, mas não quer abrir mão de se atualizar sobre filmes, séries, games e animes. De segunda à sexta, enviamos o melhor das notícias, trailers, indicações e novidades do universo da cultura pop.🍿📺🎮

Até a próxima rodada de notícias!

Reply

or to participate.