Pré-venda do Switch 2 começa no Brasil e o que assistir antes de Thunderbolts*

Confira os jogos de maio da PS Plus Essencial

Sexta-feira, 02 de maio de 2025

Saudações, habitantes de Criticópolis!

Maio nem começou direito e já temos Nintendo Switch 2 esgotando no Brasil antes mesmo do lançamento, e grandes jogos chegando na PS Plus.

  • 📦 Nintendo Switch 2 entra em pré-venda no Brasil (e já esgota em alguns lugares)

  • 🃏 PS Plus Essencial de maio traz Balatro e ARK

  • 🦸‍♂ Quais filmes e séries é preciso assistir antes de Thunderbolts*?

  • 🩸 Dexter: Ressurreição estreia em julho

  • 🌌 Andor troca ator de personagem clássico de Star Wars

  • Criticópolis recomenda

Boa leitura!

— Victor Ferreira

🕹️ Games

📦 Nintendo Switch 2 entra em pré-venda no Brasil (e já esgota em alguns lugares)

O pacote do novo console com o jogo Mario Kart World começou a ser vendido na Amazon, KaBuM! e na loja oficial da Nintendo no Mercado Livre nesta quarta-feira (30).

A encomenda sai pelo preço sugerido de R$4.799,90, ou R$4.463,43 com desconto de 7% no pagamento com PIX.

E, confirmando o interesse do público, em poucas de pré-venda o estoque previsto da Amazon e da KaBuM! esgotou, e até o fim da produção da newsletter não se sabe quando vai ser possível fazer a compra por lá.

Curiosamente, o Nintendo Switch 2 sem Mario Kart World ainda não foi disponibilizado para reserva, e por enquanto não há previsão de quando ele deve chegar no país.

🃏 PS Plus Essencial de maio traz Balatro e ARK

A nova leva traz um trio de jogos de peso para este mês, começando com ARK: Survival Ascended, versão expandida do popular jogo de sobrevivência com dinossauros ARK: Survival Evolved.

O game foi retrabalhado no motor gráfico Unreal Engine 5, e traz melhorias nos gráficos e sistemas de jogo, além de acesso a várias expansões lançadas nos últimos anos.

A segunda oferta é Balatro, o jogo indie que veio do nada para virar uma das grandes sensações de 2024 ao misturar pôquer com mecânicas de roguelike — incluindo cartas coringa com efeitos diferentes e únicos.

O terceiro game é Warhammer 40,000: Boltgun, um jogo de tiro em primeira pessoa com estética retrô dos anos 1990 de títulos como Doom e Quake. Só que aqui, você é um Space Marine enfrentando as forças dos deuses do Caos.

Estes jogos entram no catálogo da Plus Essencial na próxima terça, dia 6 de maio, e ficam disponíveis até o início de junho. Até lá, você ainda tem a chance de baixar as ofertas de abril, que são Robocop: Rogue City, The Texas Chain Saw Massacre e Digimon Story: Cyber Sleuth – Hacker’s Memory.

🍿 Filmes

🦸‍♂ Quais filmes e séries é preciso assistir antes de Thunderbolts*?

A nova produção da Marvel estreou nesta semana, e conta com personagens que não são exatamente medalhões do MCU, mas que já deram as caras em produções passadas da última década. Confira abaixo onde você pode conhecer mais deles:

  • Capitão América: O Soldado Invernal (2014): Além de ainda ser um dos melhores filmes do MCU, foi aqui que Bucky Barnes (Sebastian Stan) foi apresentado em sua forma de Soldado Invernal.

  • Homem-Formiga e a Vespa (2018): Ava Starr/Fantasma (Hannah John-Kamen) serviu de antagonista relutante deste filme, e retorna do lado dos heróis com mais controle sobre seus poderes.

  • Vingadores: Ultimato (2019): É quase impossível você não ter assistido, mas fica de recomendação só para lembrar o que aconteceu com Steve Rogers (Chris Evans) e Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johansson) .

  • Falcão e o Soldado Invernal (2021): A série não foi só a última vez que Bucky teve um papel de destaque, mas também apresentou John Walker/Agente Americano (Wyatt Russell) e a líder dos Thunderbolts, Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus). 

  • Viúva Negra (2021): É o filme que apresenta três personagens centrais de Thunderbolts*, em especial a Yelena Belanova (Florence Pugh) e seu mentor, o Guardião Vermelho (David Harbour). Já a Treinadora (Olga Kurylenko), que serviu de antagonista deste filme, também está de volta. 

  • Gavião Arqueiro (2021): Yelena teve participação especial em vários episódios da série, que mostram como o destino de sua irmã adotiva Natasha abalou seu psicológico. 

  • Capitão América 4: Admirável Mundo Novo (2025): O filme mostra o novo momento de Bucky, concorrendo a um cargo do Congresso dos EUA.

Com exceção de Capitão América 4, todas essas produções estão disponíveis no Disney+.

Para quem tiver pressa e/ou não ter tempo de conferir tudo, o essencial mesmo fica com o filme da Viúva Negra e a série Falcão e o Soldado Invernal, já que o foco maior da história de Thunderbolts* fica com em Yelena e Bucky.

💡 Estamos no caminho certo? Diga o que acha da newsletter nesta pesquisa rápida (2 min).

📺️ Séries

🩸 Dexter: Ressurreição, nova sequência da franquia, estreia em julho

O serial killer de assassinos, em sua versão adulta, retorna em 11 de julho. Além da data, a Paramount+ divulgou um pequeno teaser, que pode ser conferido acima.

O vídeo começa com um jornal noticiando que Dexter Morgan está morto, apenas para revelar depois que ele está sendo lido pelo próprio Dexter (Michael C. Hall) — indicando que os rumores de seu falecimento foram extremamente exagerados.

Esta nova fase da série se passa após os eventos da minissérie Dexter: Sangue Novo, que mostra o protagonista vivendo em segredo em uma cidadezinha no interior de Nova York.

Vale lembrar que o Paramount+ também produz Dexter: Pecado Original, que serve como prelúdio para a história principal.

A franquia completa de Dexter está disponível no Paramount+. Já a série original também pode ser conferida na Netflix.

🌌 Andor troca ator de personagem clássico de Star Wars

O sexto episódio da nova temporada trouxe de volta Bail Organa, senador de Alderaan e pai adotivo da Princesa Leia.

Mas ao invés do ator Jimmy Smits — que interpretou Organa em filmes, games, e mais recentemente na série Obi-Wan Kenobi —, quem fez o personagem desta vez foi Benjamin Bratt (Miss Simpatia).

Em entrevista com o site Collider, o showrunner Tony Gilroy disse que essa não é necessariamente uma mudança permanente. Ela aconteceu principalmente devido a um conflito de agenda com Smits, que estava trabalhando em outra série durante as filmagens de Andor.

Mas se Smits voltar a interpretar Bail Organa, não será em Andor, já que esta é a última temporada da série. Você pode conferi-la no Disney+.

Criticópolis recomenda

🍿 Jackie Brown (Prime Video)

O menos Tarantino dos filmes de Quentin Tarantino acaba sendo o “esquecido no churrasco” da filmografia dele, o que é uma pena.

Por ser uma adaptação de um livro ao invés de uma história original, dá para sentir que o diretor não quis pirar nos seus próprios excessos. Mas o DNA do Tarantino está mais do que presente aqui: os diálogos inteligentes e marcantes; as brincadeiras com uso de tempo e espaço; uma trilha sonora que não só é excelente, mas que se entrelaça com a personalidade dos personagens.

E, é claro, closes em pés.

O elenco também é impressionante, desde a Pam Grier e o Samuel L. Jackson com papéis icônicos, até o Robert De Niro como um ladrão perdedor sem nada da confiança e estilo dos personagens que se associa a ele.

Victor Ferreira

📺️ What We Do in the Shadows (Max, Disney+)

Me falaram que eu poderia indicar algo por aqui, então eu já logo pensei nela: What We do In The Shadows. É uma série no estilo mockumentary, tipo The Office e Parks And Recreation.

Nela acompanhamos a rotina de 4 vampiros que moram em Staten Island, nos Estados Unidos. São eles: Nandor, Laszlo, Nadja e Colin. Outro personagem importante é o Guillermo, um ser humano que trabalha como lacaio para os vampiros, com a promessa de que um dia ele será transformado em vampiro também.

A série é uma extensão de um filme de mesmo nome de 2014, e manteve seu tom de paródia do mundo dos vampiros.

Um dos criadores é o Taika Waititi, que eu considero um dos melhores cineastas da atualidade, principalmente quando o assunto é comédia. É ele quem dirigiu o filme Jojo Rabbit, que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

What We do In The Shadows é a série ideal se você quer assistir algo engraçado, um pouco maluco e com certeza fora do padrão.

Karine Sales

🎮 The Elder Scrolls: Oblivion IV - Remastered (PC, PS5, Xbox Series X|S)

Como Skyrim é um dos meus RPGs preferidos da vida, pra mim foi uma ótima surpresa ver um “novo” The Elder Scrolls anunciado e lançado em 2025 — e em uma versão com tanta qualidade. 

Joguei pouco do Oblivion original, de 2006, mas lembro de ter tido dificuldades de aceitar seu visual meio perturbador, com zooms em rostos de batata e aquele efeito bloom basicamente em tudo. Felizmente, isso não é mais problema, pois Oblivion Remastered — ainda que preservando certas esquisitices para manter o charme —, foi modernizado graficamente e recebeu várias melhorias de qualidade de vida. 

Essas atualizações incluem o sistema de níveis e classes, algumas mecânicas como a inclusão de corrida, as animações e até as vozes dos NPCs, que ganharam um pouco mais de variedade. É gostoso demais se perder nesse mundo e já me diverti por dezenas de horas apenas nesses primeiros dias desde o lançamento. Para os jogadores de PC e Xbox, fica a dica de que o game também está no catálogo do Game Pass Ultimate.

Guilherme Dias

🕵 O que achou da news de hoje?

Queremos saber sua opinião! Depois de votar, tem um espaço para você contar mais (mas só se quiser).

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎧 Ouça nosso podcast

Conheça o Tudo Acontece Tanto! nosso podcast que resume as principais novidades da cultura pop de segunda a sexta, por volta das 11h da manhã.

📨 Sobre a Newsletter

Para quem tem uma rotina cheia, mas não quer abrir mão de se atualizar sobre filmes, séries, games e animes. De segunda à sexta, enviamos o melhor das notícias, trailers, indicações e novidades do universo da cultura pop.🍿📺🎮

Até a próxima rodada de notícias!

Reply

or to participate.