- 📬 Newsletter do Criticópolis
- Posts
- O Agente Secreto vence no Critics Choice Awards e o retorno de Malcolm
O Agente Secreto vence no Critics Choice Awards e o retorno de Malcolm
Hollow Knight Silksong é eleito Jogo do Ano no Steam Awards

Terça-feira, 06 de janeiro de 2026
Saudações, habitantes de Criticópolis!
Feliz Ano Novo! Começamos 2026 com mais uma vitória brasileira na Temporada de Premiações — ainda que de um jeito meio esquisito.
🏆 O Agente Secreto vence Melhor Filme de Língua Estrangeira no Critics Choice Awards
🏠 Teaser de nova série de Malcolm mostra terror de reencontro familiar
❤️🩹 Próxima temporada de Falando a Real revela participação especial de Michael J. Fox
🪡 Hollow Knight Silksong é eleito pelo público como Jogo do Ano no Steam Awards
🕌 Jaadugar, novo anime do estúdio de Dan Da Dan, estreia em julho
📰 Também aconteceu…
— Victor Ferreira
🍿 Filmes
🏆 O Agente Secreto vence Melhor Filme de Língua Estrangeira no Critics Choice Awards
A produção brasileira saiu vitoriosa no primeiro grande evento de 2026 da famigerada Temporada de Premiações, que culmina com o Oscar em 15 de março. A entrega do prêmio foi feita de maneira inusitada (para não dizer bizarra), com o diretor Kléber Mendonça Filho recebendo a estatueta ainda no tapete vermelho, antes da cerimônia oficial — o que gerou críticas até por parte da imprensa internacional.
Em compensação, tanto ele quanto Wagner Moura subiram ao palco para entregar o prêmio de Melhor Filme — ou “Melhor Filme Internacional” aqui no Brasil, nas palavras do próprio ator —, e Mendonça fez um breve discurso agradecendo a vitória e valorizando seus competidores.
O prêmio de Melhor Filme do Critics Choice Awards ficou com Uma Batalha Após a Outra de Paul Thomas Anderson, que também venceu as categorias de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.
Falando em Wagner Moura, o ator concorreu a duas categorias — Melhor Ator por O Agente Secreto e Melhor Ator Coadjuvante pela série Ladrões de Drogas —, mas não levou nenhuma delas. Porém, outro brasileiro conquistou um prêmio: Adolpho Veloso venceu a categoria de Melhor Direção de Fotografia por Sonhos de Trem, produção da Netflix estrelada por Joel Edgerton (Obi-Wan Kenobi).
Outros destaques incluem a vitória de Jesse Buckley como Melhor Atriz em Hamnet, e Amy Madigan como Melhor Atriz Coadjuvante por A Hora do Mal, além de 4 prêmios para Pecadores e Frankenstein.
A lista completa de vencedores pode ser conferida por aqui.
📺️ Séries
🏠 Teaser de nova série de Malcolm mostra terror de reencontro familiar
Após quase duas décadas, a família disfuncional que marcou a TV nos anos 2000 está de volta mais velha, mas não necessariamente mais sábia.
O vídeo mostra Malcolm (Frankie Muniz), agora pai de uma jovem adolescente (Keeley Karsten), declarando que sua vida é “fantástica”. O motivo, de acordo com ele, é ter se afastado completamente de seus familiares na última década.
Mas essa aparente paz começa a ruir quando ele é intimado a comparecer à celebração do aniversário de 40 anos de casamento de seus pais, Hal (Bryan Cranston) e Lois (Jane Kaczmarek). E apesar de preferir fazer qualquer outra coisa, Malcolm deverá confrontar seus parentes pelo menos mais uma vez.
A julgar pelas imagens do teaser, as coisas terminam de forma caótica.
Transmitida originalmente entre 2000 e 2006, Malcolm (conhecida nos EUA como “Malcolm in the Middle”) é uma comédia que mostrava a vida de um jovem superdotado de classe-média que tenta lidar com as dificuldades da adolescência e com seus pais e irmãos esquisitos. A série foi indicada a mais de 30 Emmys em suas sete temporadas e marcou a TV dos EUA com seu formato inovador de sitcom que não utilizava múltiplas câmeras ou risadas da plateia.
Quase todo o elenco original estará de volta, com exceção de Erik Per Sullivan, intérprete do irmão mais novo Dewey, que deixou a carreira de ator para trás. Ele será substituído por Caleb Ellsworth-Clark (Fargo).
Prevista para 2026, mas sem data específica, a minissérie de quatro episódios estreia na plataforma Hulu nos EUA, o que significa que ela deve chegar ao Brasil pelo Disney+.
❤️🩹 Próxima temporada de Falando a Real revela participação especial de Michael J. Fox
A aclamada série de comédia e drama retorna para sua 3ª temporada em 28 de janeiro, e o trailer mostra o que esperar da presença do astro de De Volta para o Futuro (1985). Fox interpreta um homem com Síndrome de Parkinson que forma amizade com o terapeuta Paul (Harrison Ford), que sofre com a mesma doença.
Na vida real, Fox foi diagnosticado com Parkinson na década de 1990, o que levou a uma pausa em sua carreira, com retornos ocasionais nas décadas seguintes. Essa também é a mais nova colaboração do ator com o criador da série, Bill Lawrence, com quem trabalhou em Spin City (1996-2001) e que também é responsável por Scrubs (2001-2010) e Ted Lasso (2020-presente).
O trailer também mostra mais do conflito interno do protagonista Jimmy (Jason Segel), que está com problemas em se preparar psicologicamente para um futuro sem sua filha Alice (Lukita Maxwell), que deve ir para a faculdade em breve. Isso, junto com sua dificuldade em lidar com o luto pela morte da esposa, o impede de seguir em frente com sua vida.
Indicado a prêmios como Emmy, Globo de Ouro e Critics Choice Awards, Falando a Real pode ser conferida no Apple TV.
💡 Estamos no caminho certo? Diga o que acha da newsletter nesta pesquisa rápida (2 min).
🕹️ Games
🪡 Hollow Knight Silksong é eleito pelo público como Jogo do Ano no Steam Awards

Com mais de 43 milhões de votos em todas as 11 categorias, o aguardado título do estúdio Team Cherry parece ter superado as expectativas dos jogadores da plataforma de PC. Além de Jogo do Ano, Silksong também conquistou a categoria “Melhor Jogo que Você Joga Mal”.
Outros destaques da premiação ficaram com Dispatch, que ganhou na categoria Trama Excepcional, enquanto ARC Raiders venceu o prêmio de Jogabilidade Mais Inovadora. Clair Obscur: Expedition 33, que dominou premiações como The Game Awards, aqui só recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora.
Para conferir a lista completa do Steam Awards, clique aqui.
🍜 Animes
🕌 Jaadugar, novo anime do estúdio de Dan Da Dan, estreia em julho
Inspirado no aclamado mangá A Witch’s Life in Mongol, a próxima produção do Science Saru mostrará a jornada de vingança e conhecimento de uma jovem no século XIII, no auge do império de Genghis Khan.
A história é focada em Fatima, uma jovem vendida como escrava para uma família de sábios e intelectuais na Pérsia, onde aprende as técnicas científicas mais avançadas para a época. Após a tomada da região pelos mongóis, ela acaba ganhando a confiança de Töregene, uma das esposas do herdeiro do império, Ögedei Khan.
Juntas, Fatima e Töregene pretendem usar seus conhecimentos científicos e culturais para guiar o império em uma direção diferente, e vingar a morte do mestre da jovem persa.
Além da previsão para julho, o anime recebeu um teaser mostrando mais de seu trabalho de animação e design de personagem marcantes. A produção tem direção-geral de Naoko Yamada (A Voz no Silêncio), direção de Abel Góngora (Dan Da Dan) e design de personagens de Kenichi Yoshida (Gundam: Reconguista in G).
Além de Jaadugar, vale lembrar que a Science Saru trabalha em uma nova adaptação de Ghost in the Shell, também prevista para 2026.
📰 Também aconteceu…
Mesmo com as preocupações de James Cameron de que o filme poderia não ser um sucesso, Avatar: Fogo e Cinzas já ultrapassou a marca de US$1 bilhão na bilheteria global.
As exibições do final de Stranger Things nos cinemas renderam mais de US$25 milhões para a Netflix.
A série de Assassin’s Creed para a Netflix será dirigida por Johan Renck, conhecido pelo seu trabalho na minissérie Chernobyl.
A Casa do Dragão, derivado de Game of Thrones, será encerrada na 4ª temporada, de acordo com o showrunner Ryan Condal.
O ator Isiah Whitlock Jr., conhecido por seus papéis nas séries The Wire (2002-2008) e Veep (2012-2019), faleceu aos 71 anos.
O cofundador da Sega, David Rosen, faleceu aos 95 anos.
Uma cópia “98% completa” da versão cancelada de Resident Evil para o Game Boy Color foi compartilhada na internet.
O mangá de Jujutsu Kaisen superou a marca de 150 milhões de cópias em circulação ao redor do mundo.
O anime Kaguya-sama: Love is War ganhará um filme inédito, que contará com uma história original do mangaká Aka Akasaka.
🕵 O que achou da news de hoje?Queremos saber sua opinião! Depois de votar, tem um espaço para você contar mais (mas só se quiser). |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎧 Ouça nosso podcast
Conheça o Tudo Acontece Tanto! nosso podcast que resume as principais novidades da cultura pop de segunda a sexta, por volta das 11h da manhã.
Reply