Teoria da conspiração de Stranger Things e Disney+ com conteúdo ao estilo TikTok

Remake live-action de Enrolados escala Rapunzel e Flynn

Sexta-feira, 09 de janeiro de 2026

Saudações, habitantes de Criticópolis!

Cada geração e cultura tem um final de Mass Effect 3 para chamar de seu.

  • 👁️ Stranger Things não tem um final secreto, declara Netflix após teorias da conspiração na internet 

  • 📱 Disney+ terá “microconteúdo” vertical ao estilo do TikTok e Instagram em 2026

  • 🏰 Remake live-action de Enrolados escala dupla de protagonistas

  • 🎙️ Undertone, da A24, mostra podcast de assuntos sobrenaturais libertando entidade misteriosa 

  • ⛏️ Fortnite fará colaboração com South Park

  • ⭐ Criticópolis recomenda

Boa leitura!

— Victor Ferreira

📺️ Séries

👁️ Stranger Things não tem um final secreto, declara Netflix após teorias da conspiração na internet

Um grupo de fãs insatisfeito com a conclusão da série havia se convencido de que um novo episódio seria lançado de surpresa na quarta, dia 7, após supostas “pistas” deixadas pelos Irmãos Duffer no último capítulo.

A teoria, conhecida como “Conformity Gate”, dizia que os eventos do epílogo do último episódio na verdade estariam sendo manipulados pelo vilão Vecna (Jamie Campbell Bower), controlando o que os espectadores haviam assistido. Isso poderia ser visto em certas incongruências entre o que é mostrado no final comparado com episódios anteriores, incluindo as roupas de formatura do colégio de Hawkins e objetos que mudaram de lugar ou cor durante a temporada.

Graças a sua propagação em redes sociais como Reddit e TikTok, a teoria ganhou cada vez mais força e ficou ainda mais complexa conforme foi se espalhando. A situação chegou ao ponto de certos fãs acreditarem que um vídeo promocional que mostrava um relógio com “1:07” era na verdade uma mensagem secreta de que o final de verdade seria transmitido em 7 de janeiro.

Com o frenesi levando a uma instabilidade na conexão da Netflix, a empresa se viu forçada a declarar publicamente que todos os episódios da 5ª temporada de Stranger Things estavam disponíveis na plataforma de streaming.

Curiosamente, essa não é a primeira vez que fãs criam teorias da conspiração para lidar com uma conclusão que não curtiram: em 2017, após o final de Sherlock, parte do público começou a acreditar que haveria um quarto episódio transmitido de surpresa pela BBC sob o nome Apple Yard Tree — que, na verdade, era uma série completamente diferente; outro exemplo é o jogo Mass Effect 3, cuja conclusão foi tão detestada que alguns jogadores passaram a acreditar que a decisão final era uma alucinação de seu protagonista, Comandante Shepard.

Desses casos, Sherlock nunca ganhou um episódio novo, mas Mass Effect 3 recebeu um final expandido e até uma expansão extra.

Quanto a Stranger Things, embora a série original não deva ter novos episódios, serão ainda lançados a animação Histórias de 85 em 2026, e um novo derivado em live-action cujos detalhes ainda são desconhecidos.

📱 Disney+ terá “microconteúdo” vertical ao estilo do TikTok e Instagram em 2026

A plataforma de streaming da Disney pretende criar mais conteúdo em formato vertical e de curta duração, para ser visto principalmente em celulares.

O plano foi revelado durante a feira de tecnologia CES, realizada em Las Vegas, e busca atrair um público mais jovem, que tem costume maior em assistir conteúdos do tipo em plataformas como TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts.

A empresa já testou o formato por meio dos canais esportivos ESPN em sua plataforma de streaming estadunidense, trazendo cortes com momentos importantes de jogos e análises de seus comentaristas, além de vídeos resumidos de programas de notícias de seus canais de TV.

Vale notar que essa não é uma estratégia única da Disney, visto que o Globoplay tem investido recentemente em “novelas verticais” para quem assiste no celular. Em dezembro, a plataforma lançou sua primeira produção do tipo com Tudo Por Uma Segunda Chance, estrelada por Jade Picon. Outros projetos já estão em desenvolvimento, incluindo a volta de Malhação.

🍿 Filmes

🏰 Remake live-action de Enrolados escala dupla de protagonistas

Confirmando rumores, a Disney anunciou quem viverá Rapunzel e Flynn Rider na nova versão do filme. A princesa de longas tranças será interpretada pela australiana Teagan Croft, conhecida por seu papel como a heroína Ravena na série Titãs (2018-2023); já o ator de Flynn é Milo Manheim, que já em experiência com produções da companhia ao estrelar a franquia adolescente Zombies, do Disney Channel.

Horas antes do anúncio oficial, a dupla já havia sido revelada por uma matéria especial do site The Hollywood Reporter, dizendo que foram selecionados no fim do ano passado após uma extensa busca com testes de elenco.

De acordo com a reportagem, agora a produção deve se focar na seleção da antagonista, Mãe Gothel, que chegou a ter Scarlett Johansson (Viúva Negra) como possível escolha.

Lançado em 2010, Enrolados é uma versão reimaginada do conto de fadas clássico de Rapunzel, com a protagonista conseguindo fugir da torre onde foi aprisionada graças a Flynn, um ladrão oportunista e pouco confiável. Juntos, eles vivem várias aventuras enquanto a princesa descobre mais sobre o mundo que nunca teve a chance de conhecer.

Apesar do desenvolvimento atribulado que levou mais de uma década, o filme foi um grande sucesso, revitalizando o estúdio de animação da Disney após anos de declínio e decepções na bilheteria e levando a empresa a uma nova era de sucessos como Frozen (2013) e Moana (2016).

🎙️ Undertone, da A24, mostra podcast de assuntos sobrenaturais libertando entidade misteriosa

O novo filme de terror da produtora de Fale Comigo e Hereditário mostra uma apresentadora cética e sua equipe de produção sendo assombradas por forças desconhecidas ao ouvir gravações misteriosas.

Evy Babic (Nina Kiri) comanda o podcast Undertone, onde procura explicações racionais sobre áudios que supostamente revelam fantasmas e outras atividades paranormais. Após receber um arquivo misterioso de um email anônimo, ela começa a analisar a gravação — até os barulhos estranhos começarem a vir de sua casa.

Este é o primeiro longa-metragem do diretor e roteirista Ian Tuason, e ainda não tem previsão de estreia no Brasil. Nos EUA, o filme chega aos cinemas em 13 de março.

💡 Estamos no caminho certo? Diga o que acha da newsletter nesta pesquisa rápida (2 min).

🕹️ Games

⛏️ Fortnite fará colaboração com South Park

Após o sucesso da parceria com Os Simpsons no fim de 2025, o battle royale agora conta com um evento especial inspirado em outra série animada icônica para o público adulto.

Intitulada Chegada do Caos, a colaboração traz um trailer com Butters, cansado de ser excluído das partidas de Fortnite, encarnando o supervilão Professor Caos e acidentalmente usando o Cajado da Verdade (do game de RPG South Park: Stick of Truth) para transportar todos para a ilha do jogo.

Ao contrário do que rolou como Os Simpsons, o mapa da ilha não foi totalmente transformado na cidade de South Park, mas agora conta com uma área especial conhecida como Cartmanland. Lá, você pode tocar o terror com o Cajado, recuperar vida com Bolinhas de Queijo e até ressuscitar automaticamente graças às Fichas de Ressurgimento do Kenny.

A colaboração, que vai de 9 de janeiro a 5 de fevereiro, também conta com um Passe de Batalha gratuito, que traz visuais de personagens e itens temáticos inspirados em South Park.

⭐ Criticópolis recomenda

🍿 O Agente Secreto (Cinema)

A esse ponto considero estar chovendo no molhado — e parte de mim acha que devo ser o último brasileiro a ter ido ao cinema para assisti-lo —, mas O Agente Secreto ainda não foi recomendado nesse humilde espaço, e certamente merece estar por aqui.

O novo filme de Kléber Mendonça Filho é uma viagem por regiões, épocas, memórias e da cultura brasileira — expondo tanto o poder delas, quanto a possibilidade de vê-las sendo retorcidas, manipuladas ou esquecidas.

Por meio dela, somos apresentados a personagens cativantes, dramas pessoais, conflitos ideológicos e regionais, e até dá espaço para um pouco de realismo fantástico. E, graças a uma fluidez narrativa impressionante, as quase três horas de filme passam voando.

É uma história que deixa deliberadamente lacunas e ambiguidades, o que pode deixar um gosto amargo em algumas pessoas. Mas as temáticas, estética e paixão presentes na tela são inegáveis, e merecem ser vistas na telona.

Victor Ferreira

📺️ All Her Fault (Prime Video)

Uma mãe chamada Marissa Irvine vai buscar o filho na casa de uma desconhecida que, depois da escola, teria ficado responsável pela criança. Porém, chegando lá, a pessoa diz que não conhece o garoto e que ele nunca esteve lá. Ou seja, agora ele está desaparecido.

O maior desespero de toda mãe é a premissa de All Her Fault, nova minissérie com Sarah Snook, a eterna Shiv de Succession. Mas será que a culpa realmente é de Marissa, como o próprio título da série sugere? Esse simples questionamento nos leva a um mistério cheio de camadas que fica mais tenso a cada episódio.

All Her Fault deu o que falar no exterior, e agora que chegou ao Brasil a repercussão tem sido tão intensa quanto foi lá fora, mostrando que o brasileiro gosta de assistir algo com um caso intrigante para resolver. A minissérie desembarcou no Prime Video no início de janeiro e é uma ótima opção de maratona para quem gosta da mistura de drama, mistério e suspense.

Natalie Rosa

🕵 O que achou da news de hoje?

Queremos saber sua opinião! Depois de votar, tem um espaço para você contar mais (mas só se quiser).

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎧 Ouça nosso podcast

Conheça o Tudo Acontece Tanto! nosso podcast que resume as principais novidades da cultura pop de segunda a sexta, por volta das 11h da manhã.

📨 Sobre a Newsletter

Para quem tem uma rotina cheia, mas não quer abrir mão de se atualizar sobre filmes, séries, games e animes. De segunda à sexta, enviamos o melhor das notícias, trailers, indicações e novidades do universo da cultura pop.🍿📺🎮

Até a próxima rodada de notícias!

Reply

or to participate.