- 📬 Newsletter do Criticópolis
- Posts
- Cinebiografia de Ney Matogrosso e PlayStation cancelou sequências aguardadas
Cinebiografia de Ney Matogrosso e PlayStation cancelou sequências aguardadas
As principais novidades sobre filmes, séries e games nas últimas 24h
Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025.
Saudações, habitantes de Criticópolis! Para quem reclama de franquias esquecidas pela divisão PlayStation, hoje descobrimos que os desenvolvedores de Resistance e The Order:1886 queriam continuações para seus jogos, mas elas foram rejeitadas pela Sony.
Além disso, vamos falar do filme sobre a vida de Ney Matogrosso, que ganhou trailer e detalhes da trama; sobre a nova minissérie dirigida por Fernando Meirelles, que será baseada em um evento real; e a confirmação de que Dragon Ball ainda vai ganhar outros animes no futuro.
Você confere tudo isso e mais um pouco na newsletter de hoje. Boa leitura!
— Guilherme Dias
🍿 Filmes
🐍 Cinebiografia de Ney Matogrosso ganha primeiro trailer e detalhes
Homem com H vai contar a história do cantor desde antes da fama, passando por seu estouro com o grupo Secos & Molhados até sua consagração na música popular brasileira. A questão da sexualidade de Ney, é claro, também é um dos grandes temas do filme.
Considerado “transgressor” e “afeminado”, Matogrosso causou choque no Brasil conservador dos anos 70 e 80 e enfrentou conflitos familiares por causa disso. No trailer, ainda vemos outras personalidades conhecidas, como Cazuza, interpretado pelo ator Jullio Reis, com quem Ney teve um relacionamento.
Jesuíta Barbosa (Pantanal) protagoniza o longa com direção de Esmir Filho (Os Famosos e os Duendes da Morte). O filme chega aos cinemas ainda em 2025.
💪 Morena Baccarin, de Deadpool, entra no elenco do novo filme do He-Man

Muito querida pelos brasileiros, Morena — que nasceu no Rio e é fluente em português —, será a Feiticeira da nova versão de Mestres do Universo. Além de fazer o par romântico de Deadpool na trilogia do anti-herói, ela também é conhecida por seus papéis em Firefly, Homeland e Stargate.
O longa, que já está em produção, também vai receber no papel de Fisto o ator islandês Jóhannes Haukur Jóhannesson, que teve passagens por Succession, Game of Thrones e The Witcher.
Recapitulando, o elenco já divulgado antes: Nicholas Galitzine (Vermelho, Branco e Sangue Azul) será He-Man, Camila Mendes (Riverdale) será Teela, Alison Brie (Community) será Maligna e o Esqueleto será interpretado por Jared Leto (Morbius). A direção é de Travis Knight (Bumblebee). Mestres do Universo tem estreia prevista para 2026.
📺️ Séries
🔓 Fernando Meirelles vai dirigir minissérie sobre fuga de Pepe Mujica

Segundo informações do Variety, o diretor de Cidade de Deus vai liderar a produção chamada de El Abuso e que contará com oito episódios. Trata-se de uma adaptação do livro La Fuga de Punta Carretas, do escritor Eleuterio Fernández Huidobro, e que conta a história real da fuga de 101 prisioneiros políticos do Uruguai em 1971.
Entre os fugitivos desse evento, estava Pepe Mujica, que viria a se tornar presidente do Uruguai entre 2010 e 2015. El Abuso também vai abordar o sequestro e assassinato do agente da CIA Dan Mitrione pelo grupo Tupamaros. A minissérie ainda não tem previsão de estreia.
💡 A cultura pop está sempre mudando — e a nossa newsletter também! Nos ajude a deixá-la ainda melhor respondendo esta pesquisa (leva só 2 minutinhos).
🕹️ Games
🐺 Sequências de Resistance e The Order chegaram a ser propostas, mas Sony não aprovou os projetos

No caso de Resistance, a informação veio do ex-presidente do estúdio Insomniac Ted Price, que acaba de se aposentar. Em entrevista ao canal Kinda Funny, ele contou que Resistance 4 tinha um conceito “maravilhoso”, mas que não recebeu o sinal verde da Sony para seguir em frente com a ideia, devido ao timing ruim e às oportunidades de marketing do momento.
Price disse que o time da Insomniac (Marvel’s Spider-Man, Ratchet & Clank) era apaixonado pela ideia de expandir a história de Resistance, já que todos lá consideram a ambientação da franquia muito legal.
Sobre a continuação de The Order: 1986 que nunca aconteceu, a revelação veio do co-fundador do estúdio Ready At Dawn, Andrea Pessino, em uma entrevista ao canal MinnMax. A ideia da sequência foi descrita por ele como “incrível” e feita pensando nos jogadores, mas ele disse que não poderia falar muito sobre seu conteúdo por não possuir os direitos da marca.

Pessino descreveu seu relacionamento com a Sony como difícil e que foi necessário fazer muitos cortes em elementos do jogo original para que ele fosse entregue no prazo. Apesar disso, o time estava disposto a passar por um novo ciclo de desconforto com a empresa para trabalhar em sua continuação. Só que a Sony rejeitou a proposta devido à recepção crítica morna que o jogo teve.
Após seu anúncio, The Order:1886 se tornou um dos games mais aguardados do PlayStation 4, especialmente por sua ambição gráfica e mitologia que misturava lobisomens, cavaleiros da Távola Redonda e elementos steampunk na Era Vitoriana.
No entanto, o resultado ficou abaixo das expectativas no lançamento, trazendo uma experiência de tiro em terceira pessoa extremamente curta e excessivamente linear. Para piorar, a trama acabou em um gancho, que provavelmente e nunca será resolvido.
Resistance, por sua vez, teve uma vida mais longa. A franquia de tiro em primeira pessoa era ambientada em uma versão alternativa dos anos 1950 na qual uma civilização alienígena conquistava a Terra e os jogadores tinham que lutar contra a invasão. Entre 2006 e 2012, foram lançados três jogos principais — bastante diferentes entre si — e dois derivados para consoles portáteis.
📿 Quase 30 anos após seu lançamento, Tibia receberá uma nova classe de personagem
A quinta vocação do jogo será a de Monge, que tem foco no suporte e combate corpo a corpo. Ou seja, o personagem poderá curar aliados, aplicar efeitos de suporte e causar dano. A previsão de chegada é no segundo trimestre deste ano, mas uma fase de testes abertos para os jogadores já começa em 25 de fevereiro.
Desde 1997, as quatro vocações do game foram Cavaleiro, Feiticeiro, Druida e Paladino. No entanto, a desenvolvedora CipSoft garante que a nova classe vai se integrar ao ecossistema do jogo e nenhuma outra será excluída ou substituída.
Tibia é um RPG online para multidões (MMORPG) gratuito e um dos pioneiros do gênero. Com gráficos 2D e visão de cima para baixo, a gameplay mistura ação em tempo real com elementos de texto. E, apesar do visual ultrapassado, o game ainda tem dezenas de milhares de jogadores diários e mais de 2,5 milhões de inscritos — a maioria deles do Brasil.
🍜 Animes
🐲 Dragon Ball terá outros animes após o fim da série atual

Segundo o produtor executivo Akio Iyoku, “Dragon Ball continuará por décadas”. Iyoku disse que tem muitos planos e que está se preparando para o futuro. Ele pretende expandir a franquia, mas diz que produzir animes e jogos leva tempo.
A declaração veio logo após a informação de que Dragon Ball Daima vai terminar com apenas 20 episódios, já neste mês de fevereiro. Com o falecimento do criador Akira Toriyama em 2024 e a aparente conclusão de todas as aventuras, seria natural esperar um fim da linha para as animações.
Porém, sendo uma marca que já faturou quase 10 bilhões de dólares, o grupo de empresas proprietárias dificilmente deixaria a IP descansar no Outro Mundo e, assim como o próprio Goku, ela vai continuar retornando.
🕵 O que achou da news de hoje?Queremos saber sua opinião! Depois de votar, tem um espaço para você contar mais (mas só se quiser). |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎧 Ouça nosso podcast
Conheça o Tudo Acontece Tanto! nosso podcast que resume as principais novidades da cultura pop de segunda a sexta, por volta das 11h da manhã.
📨 Sobre a Newsletter do Criticópolis
Pare de perder horas vasculhando a internet atrás das últimas novidades do mundo do entretenimento! ⚠️
Aqui no Criticópolis, a gente faz o trabalho duro por você. Nossa equipe mergulha de cabeça nas notícias de filmes, séries e games todos os dias para trazer só o que interessa, direto na sua caixa de entrada.
Assine a newsletter e pare de se preocupar em garimpar informações em um oceano de sites.
Até a próxima rodada de notícias!
Reply