Documentário mostra fim triste de Stan Lee e PlayStation testa IA

As principais novidades sobre filmes, séries e games nas últimas 24h

Quinta-feira, 13 de março de 2025

Saudações, habitantes de Criticópolis!

Stan Lee é um dos maiores nomes da cultura pop, mas um novo projeto de documentário promete mostrar como essa fama causou maus tratos à lenda dos quadrinhos nos seus últimos anos de vida.

Enquanto isso, um vídeo vazado da Sony mostrando testes com IA generativa causou ainda mais controvérsia (e ironia) sobre o assunto mais insuportável do mundo do entretenimento/tecnologia/tudo em geral.

Mas relaxa que também tem coisa boa, como novidades do próximo projeto da autora de Fullmetal Alchemist, e o retorno de uma das séries mais premiadas dos últimos anos.

Isso e mais na newsletter de hoje. Boa leitura!

— Victor Ferreira

🍿 Filmes

🦸‍♂️ Documentário promete mostrar últimos anos “tumultuosos” de Stan Lee

Stan Lee: The Final Years é um projeto de Jon Bolerjack, que serviu como assistente (e, segundo ele, confidente) do lendário quadrinista durante o fim de sua vida.

Com base em depoimentos e filmagens de bastidores feitas pelo próprio Bolerjack, o documentário promete mostrar o abuso e manipulação que Lee sofreu antes de seu falecimento em 2018, aos 95 anos.

Vários momentos do trailer mostram Lee sendo levado para diferentes cantos de eventos e convenções, e fazendo aparições mesmo quando estava exausto e confuso.

As denúncias sobre os maus tratos a Stan Lee não são de hoje: uma matéria do Hollywood Reporter, feita meses antes de sua morte, já relatava como diferentes grupos lutavam para manter controle sobre ele e sua imagem.

Para quem quiser saber mais sobre o projeto, confira a página no Kickstarter, que vai até 11 de abril. O valor mínimo para o sucesso da campanha é de US$300 mil

🕹️ Games

🤖 Vídeo vazado mostra PlayStation testando interação com IA generativa

O teste interno chegou ao público graças a uma reportagem do site The Verge. Nele, o diretor de engenharia de software da Sony Interactive Entertainment, Sharwin Raghoebardajal, aparece interagindo com um protótipo modelado na Aloy, protagonista da série Horizon.

O resultado é um “conversa” bem desconcertante, em que a Aloy de IA responde a perguntas sobre seu passado e o mundo em que vive. Para fazer o protótipo funcionar, ele foi composto por vários programas de inteligência artificial, desde o Chat GPT-4 até o Llama 3 da Meta, para que a personagem pudesse entender e responder às perguntas.

Por ser um vídeo interno da Sony, não é de se esperar algo de grande qualidade. Mas isso não impediu reações de estranhamento do público depois do vazamento, especialmente pelas caras e bocas esquisitas feitas pela Aloy.

(E é irônico que a Sony tenha escolhido ela de todos os personagens possíveis, considerando a narrativa envolvendo apocalipse das máquinas de Horizon)

O vídeo só colocou mais lenha na fogueira sobre o uso de IAs generativas para substituir roteiristas e atores de voz em jogos. Aliás, o sindicato de atores SAG-AFTRA decidiu manter a greve contra a indústria de games, justamente por mais proteção contra tecnologia de inteligência artificial.

A Sony não se pronunciou sobre o vazamento, mas o vídeo tem sido constantemente removido da internet (parte dele ainda pode ser conferido por aqui).

🎮 gamescom latam 2025 terá apresentação do Future Games Show

A nova edição do Future Games Show Live acontece em 2 de maio às 14h (Horário de Brasília), e promete trazer novos trailers, anúncios e novidades para a indústria.

A transmissão será feita tanto pelos canais da editora Future quanto pelos canais do Omelete, com opções de idioma em inglês e português.

Estúdios e editoras que quiserem participar do Future Games Show Live podem se inscrever até 25 de março, às 23h59 (horário de Brasília).

A gamescom latam 2025 acontece entre os dias 30 de abril e 4 de maio no Centro de Convenções do Distrito Anhembi, em São Paulo.

💡 Estamos no caminho certo? Diga o que acha da newsletter nesta pesquisa rápida (2 min).

📺️ Séries

🎤 Quarta temporada da aclamada Hacks estreia em 10 de abril

Além da data, um novo trailer mostra as tensões entre as protagonistas Deborah (Jean Smart) e Ava (Hannah Einbinder) enquanto as duas trabalham em seu talk show.

Uma das séries de comédia mais premiadas dos últimos anos, Hacks é focada na relação complicada entre uma comediante em decadência e uma jovem roteirista “cancelada” por tweets antigos.

Além de múltiplos prêmios para Jean Smart, o programa foi o grande vencedor do prêmio de Melhor Série de Comédia no Emmy Awards 2024 — e deve estar elegível para repetir a dose este ano.

As três primeiras temporadas de Hacks estão disponíveis no Max.

🫦 Amazon cancela série de Segundas Intenções

A produção, inspirada no filme de 1999 — que por sua vez era uma versão moderna do clássico romance Ligações Perigosas — foi cancelada após apenas uma temporada.

Apesar do final em aberto, a série não parece ter feito muito sucesso com o público ou com a crítica, o que levou a Amazon a podar o programa.

Para quem tiver curiosidade (nem que seja mórbida), a primeira temporada está no catálogo do Prime Video.

🍜 Animes

🌕 Moonrise, de estúdio de Attack on Titan e criadora de Fullmetal Alchemist, chega em abril

O anime, anunciado em 2022 e pouco visto desde então, não só reapareceu como ganhou uma data de estreia para o próximo dia 10 na Netflix.

Moonrise se passa em uma realidade onde a Terra é controlada por uma Inteligência Artificial chamada Sapientia, que envia criminosos e rebeldes — levando a um levante rebelde.

O protagonista, Jack, luta pelas forças da Terra após perder a família em um ataque terrorista. Mas ele logo descobre que o conflito é mais complexo do que parece.

Esse é o mais novo projeto do WIT Studio, de Attack on Titan e Vinland Saga. Hiromu Arawaka, mente por trás de Fullmetal Alchemist, criou o design dos personagens, enquanto o roteiro é de Tow Ubukata (Bye Bye Earth).

🥼 Digimon Tamers e Frontiers entram para catálogo do Crunchyroll

As duas temporadas — que juntas somam mais de 100 episódios — agora podem ser conferidas dubladas na plataforma de streaming.

Para a felicidade dos fãs de Digimon, Tamers e Frontiers chegam poucas semanas após os dois primeiros Digimon Adventure também entrarem no Crunchyroll. Outras séries da franquia também estão por lá, mas infelizmente sem dublagem.

🕵 O que achou da news de hoje?

Queremos saber sua opinião! Depois de votar, tem um espaço para você contar mais (mas só se quiser).

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎧 Ouça nosso podcast

Conheça o Tudo Acontece Tanto! nosso podcast que resume as principais novidades da cultura pop de segunda a sexta, por volta das 11h da manhã.

📨 Sobre a Newsletter

Para quem tem uma rotina cheia, mas não quer abrir mão de se atualizar sobre filmes, séries, games e animes. De segunda à sexta, enviamos o melhor das notícias, trailers, indicações e novidades do universo da cultura pop.🍿📺🎮

Até a próxima rodada de notícias!

Reply

or to participate.