- 📬 Newsletter do Criticópolis
- Posts
- Steam anuncia PC com cara de console e Fallout mostra 2a temporada em trailer
Steam anuncia PC com cara de console e Fallout mostra 2a temporada em trailer
O Diabo Veste Prada 2 ganha teaser com Meryl Streep e Anne Hathaway

Sexta-feira, 14 de novembro de 2025
Saudações, habitantes de Criticópolis!
Patrulhar o Mojave quase te faz querer um inverno nuclear.
⬛ Steam lança nova linha de hardware com “console”, controle e óculos de realidade virtual
🤖 Horizon, franquia pós-apocalíptica da Sony, terá RPG online
🏷️ PS Plus Extra e Deluxe traz Pacific Drive e retorno de GTA V como destaques de novembro
☢️ Fallout mostra ação, medo e delírio em New Vegas em trailer da 2ª temporada
👠 O Diabo Veste Prada 2 reúne Meryl Streep e Anne Hathaway em primeiro teaser
✝️ O Testamento de Ann Lee traz Amanda Seyfried liderando culto na América puritana
⭐ Criticópolis recomenda
Boa leitura!
— Victor Ferreira
🕹️ Games
⬛ Steam lança nova linha de hardware com “console”, controle e óculos de realidade virtual
Após o sucesso do computador portátil Steam Deck, a Valve, dona do Steam e produtora de Half-Life, Dota 2 e CS:GO, decidiu dar vida nova a alguns de seus dispositivos antigos.
O principal destaque é a Steam Machine, um PC compacto dedicado a jogos e voltado principalmente para telas grandes, como a TV. Com uma pegada de console doméstico, ele conta com 6 vezes o poder gráfico e de processamento do Steam Deck, prometendo experiências em resolução 4K e 60 fps.
Esta é a segunda versão das Steam Machines, que foram lançadas originalmente em 2017, em parceria com fabricantes de hardware de PC, mas consideradas um dos grandes fracassos da Valve. Desta vez, porém, o hardware foi fabricado pela própria empresa.
A nova Steam Machine será vendida em dois modelos, com armazenamento em 512GB e 2TB. O preço oficial ainda não foi divulgado.
Além disso, a Valve também revelou uma nova versão do Steam Controller, que conta com uma estrutura de botões semelhante à do Xbox, mas também com controles de movimento e tecnologia avançada de vibração. O acessório conta ainda com uma base de carregamento e alavancas magnéticas, que previnem defeitos de longo prazo como o chamado “drift”.
O terceiro dispositivo é o óculos de realidade virtual Steam Frame que, diferentemente do seu antecessor Valve Index, foi projetado para rodar jogos também por streaming, usando a conexão Wi-Fi.
Outro diferencial é que ele também serve para jogar games convencionais, com o visor funcionando como a TV ou monitor direto dos olhos do usuário. O Frame conta ainda com um novo controle que promete a melhor experiência em VR oferecida pela Valve até hoje.
O lançamento dos três dispositivos está previsto para o início de 2026. No Brasil, assim como aconteceu com o Steam Deck, é improvável que tenhamos o lançamento oficial de qualquer um deles.
🤖 Horizon, franquia pós-apocalíptica da Sony, terá RPG online
Intitulado Horizon Steel Frontiers, o MMORPG está sendo desenvolvido pela editora sul-coreana NCSOFT, conhecida por jogos como Guild Wars e Throne and Liberty.
O jogo promete levar o público a uma região inédita conhecida como Deadlands, inspirada nos desertos do Arizona e Novo México, nos EUA. Jogadores poderão explorar um vasto mundo aberto como caçadores de máquinas, enfrentando animais-robôs cada vez maiores e mais desafiadores.
O combate do RPG é inspirado nos jogos principais da franquia, mas incluirá raides em grupos para enfrentar máquinas particularmente perigosas, com direito a recompensas valiosas.
Horizon Steel Frontiers ainda não teve data de lançamento divulgada, mas terá versões para PC, iOS e Android — curiosamente, o PlayStation 5 ficou de fora da lista.
🏷️ PS Plus Extra e Deluxe traz Pacific Drive e retorno de GTA V como destaques de novembro

O serviço de assinatura de jogos da Sony também recebe o aclamado The Talos Principle II e o assustador Still Wakes the Deep. Confira a lista completa abaixo:
PS Plus Extra
Grand Theft Auto V (PS4, PS5): Poucos dias após o adiamento de GTA VI, GTA V está de volta ao catálogo do PS Plus, dando mais uma chance aos assinantes de viver (ou reviver) as aventuras de Michael, Franklin e Trevor em Los Santos.
Pacific Drive (PS5): Neste jogo de sobrevivência inusitado, você e um carro misterioso devem explorar uma região sobrenatural do Noroeste Pacífico dos EUA, repleto de perigos e criaturas misteriosas.
The Talos Principle II (PS5): Sequência do premiado jogo de quebra-cabeças em primeira pessoa, a continuação expande ainda mais os desafios e questões filosóficas do seu predecessor, com o jogador precisando explorar uma civilização composta por robôs.
Still Wakes the Deep (PS5): Dos criadores de Amnesia: A Machine for Pigs, é também um jogo de terror em primeira pessoa, mas dessa vez o jogador precisa escapar de uma plataforma petrolífera em alto-mar que agora é habitada por monstruosidades difíceis de conceber.
Thank Goodness You’re Here (PS4, PS5): Foi um dos jogos de comédia mais celebrados de 2024 e coloca você no papel de um vendedor que tem que fazer bicos e trampos cada vez mais malucos para os moradores de uma cidadezinha inglesa.
Insurgency: Sandstorm (PS4, PS5): É um jogo de tiro tático em que equipes se enfrentam em regiões do mundo tomadas pela guerra. Para sair com vida, é necessário cuidado e coordenação entre os membros de seu esquadrão.
Monster Jam Showdown (PS4, PS5): Com uma experiência de corridas de caminhões-monstro, o jogo oferece dezenas de veículos icônicos e pistas cheias de desafios especiais.
MotoGP 25 (PS4, PS5): É a nova edição da popular franquia de simuladores de uma das competições de corrida de motocicletas mais tradicionais do planeta.
PS Plus Deluxe
Tomb Raider: Anniversary (PS4, PS5): Lançado no PS2 em 2007, Tomb Raider: Anniversary celebrou os 10 anos da franquia com um remake do jogo original, mostrando a aventureira Lara Croft em busca de um artefato da cidade perdida de Atlantis.
Os jogos entram para os catálogos do PS Plus Extra e Deluxe na próxima terça-feira, 18 de novembro.
📺️ Séries
☢️ Fallout mostra ação, medo e delírio em New Vegas em trailer da 2ª temporada
O primeiro trailer propriamente dito do novo ano da série revela mais sobre o que espera os protagonistas em sua jornada pelo deserto do Mojave pós-apocalíptico.
Enquanto Lucy (Ella Purnell) e o Necrótico (Walton Goggins) perseguem Norm MacLean (Kyle Maclachlan), Maximus (Aaron Moten) lida com os conflitos internos da Irmandade do Aço — além de entrar em uma porrada franca com um Deathclaw, um dos inimigos mais poderosos da franquia.
Também vemos um pouco de como estão as coisas em New Vegas e no deserto do Mojave após os eventos do jogo Fallout: New Vegas (2010), que ainda conta com forças tanto da Nova República da Califórnia quanto da Legião de César. E, pelo visto, o enigmático Sr. House (Justin Theroux) segue no controle da região.
Também foram reveladas algumas adições ao elenco, incluindo Macaulay Culkin (Esqueceram de Mim) como um membro da Legião, e Kumail Nanjiani (Os Eternos) como um aparente figurão da Irmandade do Aço.
A 2ª temporada de Fallout estreia em 17 de dezembro no Prime Video.
💡 Estamos no caminho certo? Diga o que acha da newsletter nesta pesquisa rápida (2 min).
🍿 Filmes
👠 Diabo Veste Prada 2 reúne Meryl Streep e Anne Hathaway em primeiro teaser
A aguardada sequência do filme de 2006 ganhou um vídeo promocional que não revela muito, mas que mostra suas estrelas juntas pela primeira vez em quase duas décadas.
Ao som de “Vogue”, de Madonna, vemos Miranda Priestly (Streep) caminhando com seu salto-alto vermelho até chegar a um elevador. Antes das portas fecharem, uma versão mais madura e confiante de Andy (Hathaway) se junta a ela, ao que Priestly responde apenas com um “Demorou, hein?”.
Inspirado no livro de Lauren Weisberger, o Diabo Veste Prada mostra o dia a dia de Andy Sachs, uma jornalista aspirante que consegue um emprego em uma prestigiosa revista de moda, mas sofre na mão de sua editora, a exigente Miranda. O primeiro filme se tornou um marco na cultura pop, e a continuação acabou se tornando um dos projetos mais aguardados dos últimos anos.
Por enquanto, a sequência não ganhou muitos detalhes, mas deve mostrar principalmente Miranda tendo que lidar com o declínio da mídia impressa em favor da cobertura digital.
O Diabo Veste Prada 2 estreia em 30 de abril de 2026 nos cinemas brasileiros.
✝️ O Testamento de Ann Lee traz Amanda Seyfried liderando culto na América puritana
Inspirado em uma história real, o drama mostra a formação de uma seita religiosa liderada por uma mulher proclamada como reencarnação feminina de Jesus Cristo.
A história se passa no século XVIII, e mostra a jornada de Ann Lee (Seyfreid) e seu culto, conhecido como “Shakers” (Sacudidores, em tradução livre) indo da Inglaterra para as colônias inglesas que vieram a se tornar os EUA. No Novo Mundo, eles planejam uma sociedade utópica e igualitária com ênfase em canto e dança para glorificar a Deus.
O filme é dirigido por Mona Fastvold, que também escreveu o roteiro junto com seu parceiro, Brady Corbet. O casal colaborou recentemente em O Brutalista (2024), mas com Corbet dirigindo aquela produção.
Exibido originalmente em festivais de cinema como o de Veneza, o filme foi aclamado por crítica e público, com a atuação de Amanda Seyfried sendo até considerada uma forte concorrente ao Oscar de Melhor Atriz. O elenco também conta com Lewis Pullman (Thunderbolts*), Thomasin McKenzie (Eileen) e Christopher Abbott (Pobres Criaturas).
No Brasil, o filme chega aos cinemas em 12 de março de 2026.
⭐ Criticópolis recomenda
🍿 Fernanda Abreu — Da Lata 30 Anos (Cinema)

Fernanda Abreu é uma das figuras mais icônicas da música brasileira da virada dos anos 80 pros 90. Ao sair da Blitz, ela se reconstrói completamente em seu projeto solo, que tensionava a música brasileira ao usar samples e produção eletrônica de forma extremamente pop. Da Lata, disco que completa 30 anos em 2025, foi um marco para a música brasileira, mas também uma espécie de reinvenção da cantora, que se aprofundaria ainda mais no funk, no samba e na música carioca.
Ciente da importância não só do disco, mas também do trabalho que fazia na época, Fernanda registrou diversos momentos das gravações e dos bastidores. Três décadas depois, ela revisita esse material para criar um documentário que não apenas reconta essa história, mas também reflete o impacto da obra de Abreu nos dias de hoje.
Com direção de Paulo Severo, o filme reúne depoimentos de nomes fundamentais como Herbert Vianna, Lulu Santos, Lenine, Deborah Colker, Walter Carvalho e DJ Memê, além de colaboradores de longa data e amigos que ajudaram a moldar o som e a estética de Da Lata. Tudo costurado por Fernanda, que conduz a narrativa com o mesmo ritmo vibrante que marcou o disco.
Mais do que uma celebração nostálgica, Da Lata 30 Anos é um retrato do que Fernanda já cantava em “Garota Carioca”, a força, a liberdade e as contradições de ser mulher no coração do Rio.
📺️ Pluribus (Apple TV)
“Uma pessoa triste tenta salvar o mundo da felicidade” é a premissa de Pluribus, do Apple TV, mas a sinopse é rasa para tudo o que a série apresentou nos dois primeiros episódios. Essa descrição não acontece de forma fantasiosa, mas científica, e mesmo assim não significa que o lúdico não está presente.
Confesso que o que me fez assistir não foi a sinopse, mas sim o fato de ser uma obra de Vince Gilligan. Não sou fã de Breaking Bad, mas Better Call Saul é a minha série preferida da vida, e a atuação de Rhea Seehorn no derivado foi impecável, então não pensei duas vezes antes de começar a ver.
Uma pandemia altamente contagiosa, uma conexão entre as mentes, uma empatia exacerbada e um mistério científico são os principais elementos que Pluribus entrega. Isso sem contar a ótima direção, fotografia e trilha sonora. Ainda há muito para acontecer, claro, mas já adianto que a série está impecável e com certeza vale o play. Os episódios são lançados semanalmente no Apple TV.
🎮Absolum (PS4,PS5, NS e PC)
A editora Dotemu tem feito um belo trabalho ao produzir ou publicar jogos que referenciam sucessos retrô ao mesmo tempo que evoluem suas fórmulas, e este aqui não é exceção. Desenvolvido pelo estúdio estreante Supamonks em parceria com a Guard Crush Games (Streets of Rage 4), Absolum usa mecânicas de roguelite para adicionar um tempero especial no gênero de porradaria.
As aventuras se passam em um mundo de fantasia medieval original e você escolhe um herói ou heroína com habilidades únicas para descer o cacete em goblins, cavaleiros e construtos malignos.
E, na mesma pegada de jogos como Hades, novos poderes e vantagens são oferecidos de forma aleatória com o avançar da jornada e morrer faz você retornar ao início. Porém, cada partida cria a chance de obter evoluções permanentes, como aumento da sua vida e do dano que você causa, novos golpes especiais e até o desbloqueio de personagens adicionais.
Pessoalmente, roguelite não é muito meu tipo de design em jogos, mas foi uma grata surpresa ver como esse sistema funciona bem junto ao beat'em up, tornando as partidas mais únicas e dinâmicas, em um gênero que costuma sofrer com repetição. Além desse mix e de mecânicas de combate muito satisfatórias (aparos, esquivas, combos etc.), Absolum ainda tem uma bela direção de arte, tão afiada e intensa quanto a de Streets of Rage 4.
🕵 O que achou da news de hoje?Queremos saber sua opinião! Depois de votar, tem um espaço para você contar mais (mas só se quiser). |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎧 Ouça nosso podcast
Conheça o Tudo Acontece Tanto! nosso podcast que resume as principais novidades da cultura pop de segunda a sexta, por volta das 11h da manhã.
Reply