Próximo Vingadores ganha novidades e Netflix fará game de FIFA

As principais novidades sobre filmes, séries e games nas últimas 24h

Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Saudações, habitantes de Criticópolis!

Sextou com MCU trazendo medalhões de volta e Netflix tentando mais uma vez se estabelecer no mundo dos videogames.

  • 🦸‍♂ Novo Vingadores ganha título oficial no Brasil e confirma retorno do Capitão América original

  • 🏆 Cerimônia do Oscar será transmitida pelo YouTube a partir de 2029

  • FIFA anuncia jogo novo em parceria com a Netflix

  • 🦖 Monarch: Legado de Monstros terá um prelúdio em formato de série na Apple TV

  • 🤖 Franquia Evangelion lançará curta especial para celebrar aniversário de 30 anos

  • ⭐ Criticópolis recomenda

Boa leitura!

— Victor Ferreira

🍿 Filmes

🦸‍♂ Novo Vingadores ganha título oficial no Brasil e confirma retorno do Capitão América original

Espectadores que assistiram à pré-estreia de Avatar: Fogo e Cinzas nesta semana tiveram a oportunidade de ver o primeiro teaser trailer do próximo grande capítulo da saga do MCU, revelando o nome do filme e o retorno de um de seus primeiros heróis.

Como relatado pelo público e posteriormente confirmado pela Disney, no Brasil o filme terá o nome de “Vingadores: Doutor Destino”, mantendo a referência ao antagonista central da narrativa, interpretado por Robert Downey Jr. (antigo Homem de Ferro).

Além disso, o teaser mostra Steve Rogers (Chris Evans) observando o traje do Capitão América em Vingadores: Ultimato (2019), mais tarde, interagindo com um bebê. Isso é seguido dos dizeres “Steve Rogers retornará em Vingadores: Doutor Destino”. Há também uma contagem regressiva que, segundo cálculos, termina no dia 1º de junho de 2026 — o que muitos suspeitam ser a data de lançamento do primeiro trailer, de fato, do filme.

Vingadores: Doutor Destino estreia em 17 de dezembro de 2026 no Brasil.

🏆 Cerimônia do Oscar será transmitida pelo YouTube a partir de 2029

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas fechou um acordo de múltiplos anos com a plataforma de vídeos online, que teria os direitos de transmissão global para o Tapete Vermelho e o evento principal.

Não se sabe o quanto o YouTube — que é uma subsidiária do Google/Alphabet — vai pagar pela transmissão, mas fontes da revista Variety indicam que a empresa teria feito uma oferta na casa das centenas de milhões de dólares.

Além do dinheiro, a matéria da Variety também indica que um possível interesse da Academia em fechar o acordo com o YouTube é o de organizar a transmissão de seu próprio jeito. Atualmente, a estrutura da cerimônia é organizada pela rede de TV ABC, que define parâmetros como duração do evento, ordem de entrega dos prêmios e outros detalhes. E, com o passar dos anos, isso teria gerado conflitos entre as empresas.

Com a parceria com a plataforma de vídeo, a Academia passaria a ter mais liberdade para organizar o Oscar do jeito que preferir. “Você pode ter um Oscar de seis horas apresentado pelo MrBeast”, declarou um insider (imagina-se, em tom de ameaça).

Até 2028, a transmissão do Academy Awards nos EUA continuará com a ABC. No Brasil, a próxima cerimônia será transmitida no canal por assinatura TNT e por streaming na HBO Max.

🕹️ Games

FIFA anuncia jogo novo em parceria com a Netflix

Anos após o fim da parceria entre a federação esportiva com a editora Electronic Arts, a FIFA planeja criar uma nova franquia de jogos de futebol junto da divisão de games da plataforma de streaming Netflix.

Quem desenvolverá o projeto é o estúdio Delphi Interactive, que não lançou nenhum outro jogo por conta própria, e cujo trabalho mais notável até agora foi dando suporte ao IO Interactive na produção de 007: First Light, que ainda será lançado em 2026.

De acordo com o anúncio oficial, o novo game de FIFA poderá ser jogado na TV e utilizando celulares como controles, e estará disponível tanto online quanto offline. A previsão é de que ele seja disponibilizado para a plataforma da Netflix até o meio de 2026, quando acontece a Copa do Mundo na América do Norte.

A parceria com a Netflix é curiosa, considerando os percalços da empresa na indústria de games, com o catálogo de jogos disponível no seu aplicativo por celular não sendo utilizado pela maioria do público, e com várias iniciativas de estúdios de grande porte falhando. Executivos da companhia declararam abertamente que, durante a aquisição da Warner Bros., a divisão de games — responsável por títulos como Hogwarts Legacy e Mortal Kombatnem foi levada em consideração no processo.

Mais detalhes sobre o jogo de FIFA com Netflix serão divulgados em 2026.

💡 Estamos no caminho certo? Diga o que acha da newsletter nesta pesquisa rápida (2 min).

📺️ Séries

🦖 Monarch: Legado de Monstros terá um prelúdio em formato de série na Apple TV

Confirmando rumores, o derivado acontecerá décadas no passado, e será estrelada por uma versão mais jovem do coronel Lee Shaw, interpretado mais uma vez por Wyatt Russell (Thunderbolts*). Na série principal, o papel de Shaw é do pai de Wyatt, Kurt Russell (Enigma de Outro Mundo), mas o filho já fez o personagem em flashbacks.

De acordo com a sinopse oficial, a série se passará em 1984 e mostrará Shaw atrás de linhas inimigas para impedir o exército soviético de despertar um Titã capaz de destruir os EUA.

Ainda sem título, a série terá como showrunner o roteirista e produtor Joby Harold (Obi-Wan Kenobi). Ele também fechou um acordo com o estúdio Legendary para servir como supervisor do chamado Monsterverse nas séries da Apple.

Ainda não há uma data de estreia divulgada para este prelúdio, mas a 2ª temporada da série original chega em 26 de fevereiro de 2026 na Apple TV.

🍜 Animes

🤖 Franquia Evangelion lançará curta especial para celebrar aniversário de 30 anos

Um dos animes mais importantes e influentes de todos os tempos receberá uma nova animação de 13 minutos, que será exibida em um evento especial de aniversário em Tóquio, no Japão, entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2026.

Não há detalhes sobre qual será a temática do curta além de ser parte da celebração, que pode ser tanto conteúdo inédito quanto algo relacionado à história anterior. O criador Hideaki Anno está envolvido diretamente na produção, servindo como roteirista e supervisor-chefe do projeto, e a direção ficou com Naoyuki Asano, que trabalhou como diretor de animação em Evangelion: 3.0+1.0: A Esperança (2021).

Para quem quiser ver pela primeira ou reassistir Evangelion, o anime original e sua conclusão no longa-metragem The End of Evangelion estão disponíveis na Netflix, enquanto a tetralogia de filmes que reimaginam e expandem a história podem ser conferidos no Prime Video.

Criticópolis recomenda

🍿 The Mastermind (Mubi)

Em The Mastermind, a diretora Kelly Reichardt nos entrega o antídoto para os clichês de Hollywood. Se você espera planos milimétricos e a adrenalina à la 11 Homens e um Segredo, prepare-se para o oposto: este é um "anti-heist". À luz do dia e sem qualquer glamour, o que vemos é uma execução tão desastrosa que transforma o crime em uma comédia de erros propositalmente "sem graça". A diretora tira a ação da cena e deixa apenas o desconforto, revelando que esse "grande assalto" não passa de uma sucessão de patetices de alguém que não planejou sequer o que faria com as obras depois do roubo.

O coração desse desastre é a performance magistral de Josh O’Connor, que se consolida como um dos grandes atores de sua geração ao encarnar a mediocridade com perfeição. Ele interpreta James como a personificação do privilégio masculino: um sujeito mimado, desleixado e incapaz de encarar a realidade sem o filtro de sua própria arrogância. James é o homem que se ausentou da própria vida e, ao tentar se provar um gênio (o que nunca foi), canaliza suas frustrações em um roubo que leva não só ele, mas todos ao seu redor para o buraco.

Para além do crime e suas implicações, o longa é uma provocação aos liberais norte-americanos dos anos 70. Enquanto o país fervia com protestos contra o Vietnã, James, protegido pelo status social, escolhe ignorar o coletivo para encenar um drama egocêntrico. Muito mais que um filme de assalto, a obra mostra como o privilégio cria "gênios" que, na verdade, mal conseguem sair do lugar. Prepare o fôlego para o ritmo lento e deixe-se incomodar.

Nik Silva

📺️ Verdade Oculta (Disney+)

No meu radar desde que vi o primeiro trailer, Verdade Oculta finalmente chegou ao Disney+ brasileiro, e as expectativas foram mais do que superadas.

Não tendo visto Reservation Dogs, não sabia o que esperar do novo projeto do criador Sterlin Harjo. Mas as desventuras do jornalista/dono de livraria/"historiador da verdade" Lee Raybon me conquistaram com sua mistura humor, drama e mistério, que usa a morte suspeita de um rico excêntrico para explorar dramas familiares, questões raciais e o colapso e cinismo da contracultura moderna.

Com um elenco sensacional — que inclui Keith David, Kyle MacLachlan e uma até participação especial de Peter Dinklage —, a série é ancorada por Ethan Hawke como Lee, que consegue fazer dele ao mesmo tempo uma figura patética e despreparada, e ao mesmo tempo extremamente carismática e que procura fazer o melhor que pode nas circunstâncias atuais.

Embora a conclusão da narrativa pareça “limpa” demais ao meu ver, isso não impediu Verdade Oculta de rapidamente se tornar uma das minhas séries favoritas de 2025, e provavelmente uma das mais subestimadas do ano.

Victor Ferreira

🎮 Indika (PS5, XSeries, NS, PC)

Você provavelmente nunca pensou que um game sobre uma freira na Rússia do século 19 poderia ser uma ideia viável, mas aqui estamos nós. Esse indie de 2024 é uma das histórias mais estranhas e interessantes que já experimentei em mídia interativa e seu enredo me fez refletir sobre os acontecimentos dias após minha conclusão.

Indika usa de surrealismo e convenções típicas dos games para comentar sobre filosofia, espiritualidade e humanidade. A protagonista é uma noviça frequentemente maltratada por suas irmãs no monastério e que acredita que "tem o Diabo dentro de si" — afinal, de onde mais viriam esses pensamentos questionadores sobre a vida e suas imposições? Quando é enviada para entregar uma carta em outra abadia, ela acaba conhecendo um homem que fugiu da prisão e com quem precisa colaborar para chegar ao seu destino. Mas no mundo exterior, e em contato com alguém tão diferente de suas irmãs religiosas, Indika inevitavelmente começa a repensar quem é e no que acredita.

A jogabilidade mistura quebra-cabeças e aventura, e apesar de não ser exatamente prazerosa (em grande parte, intencionalmente), o game tem uma narrativa madura sobre crise existencial, enquanto faz experimentos bastante originais com metalinguagem e o "bizarro". É especialmente recomendado para quem gosta de campanhas curtas, pois tem de 3 a 5 horas de duração, e está também disponível no catálogo do PlayStation Plus Extra.

Guilherme Dias

🕵 O que achou da news de hoje?

Queremos saber sua opinião! Depois de votar, tem um espaço para você contar mais (mas só se quiser).

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎧 Ouça nosso podcast

Conheça o Tudo Acontece Tanto! nosso podcast que resume as principais novidades da cultura pop de segunda a sexta, por volta das 11h da manhã.

📨 Sobre a Newsletter

Para quem tem uma rotina cheia, mas não quer abrir mão de se atualizar sobre filmes, séries, games e animes. De segunda à sexta, enviamos o melhor das notícias, trailers, indicações e novidades do universo da cultura pop.🍿📺🎮

Até a próxima rodada de notícias!

Reply

or to participate.