- 📬 Newsletter do Criticópolis
- Posts
- Novo jogo de Life is Strange e filme do Ligeirinho em produção
Novo jogo de Life is Strange e filme do Ligeirinho em produção
Netflix quer filmes "mastigadinhos" para quem assiste distraído

Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Saudações, habitantes de Criticópolis!
Fica nossa dica cidadã: Não assista filmes enquanto fuça no celular.
🦋 Life is Strange: Reunion concluirá saga de protagonistas originais
❎ Death Stranding e Space Marine II são destaques da segunda remessa do Game Pass de janeiro
📱 Netflix pede que filmes recontem história “três ou quatro vezes” para público com déficit de atenção, diz Matt Damon
💨 Ligeirinho será adaptado em filme animado pelo diretor de Festa no Céu
🍷 Gotas Divinas será adaptado para anime em abril
📰 Também aconteceu…
Boa leitura!
— Victor Ferreira
🕹️ Games
🦋 Life is Strange: Reunion concluirá saga de protagonistas originais
O próximo capítulo da popular franquia de jogos narrativos foi anunciado oficialmente e, como o próprio nome indica, reunirá mais uma vez a dupla Max Caulfield e Chloe Price, figuras centrais do primeiro Life is Strange.
Reunion é uma sequência direta do jogo anterior da franquia, Life is Strange: Double Exposure (2024), que reapresentou Max como personagem jogável. Nesta nova aventura, ela usa sua habilidade de voltar no tempo após presenciar a universidade em que trabalha pegando fogo.
Com três dias para impedir a catástrofe e salvar dezenas de pessoas, seu caminho cruza com o de sua velha parceira, Chloe, que está de volta — independentemente da última decisão do jogo original.
Dessa vez, tanto Max quanto Chloe serão personagens jogáveis. Max conta com suas habilidades de voltar no tempo e adentrar fotografias, enquanto Chloe usa seus ataques verbais apresentados em Life is Strange: Before the Storm.
Life is Strange: Reunion será lançado em 26 de março para PS5, Xbox Series e PC.
❎ Death Stranding e Space Marine II são destaques da segunda remessa do Game Pass de janeiro

Anos após a versão original do jogo entrar para o PC Game Pass, Death Stranding: Director’s Cut está disponível a partir de hoje (21) para assinantes dos planos Ultimate, Premium e PC. Esta é uma edição expandida do jogo, com missões inéditas e mais equipamentos para o protagonista Sam Porter Bridges.
Também já estão disponíveis o jogo de ação 2D Ninja Gaiden Ragebound e o simulador de reconstrução de estradas e pontes Roadcraft. Confira abaixo os próximos jogos que chegam ao Game Pass para o fim de janeiro e início de fevereiro:
27/01 - The Talos Principle II (Ultimate, Premium, PC): Aclamada sequência do jogo de quebra-cabeças em primeira pessoa, The Talos Principle II traz não só novos desafios, mas expande ainda mais as questões filosóficas sobre a natureza humana e apresenta novas locações com visuais impressionantes.
28/01 - Anno: Mutationem (Ultimate, Premium, PC): Jogo de ação cyberpunk que mistura 2D e 3D em que você joga como uma guerreira habilidosa que explora uma metrópole dominada por megacorporações para cumprir uma missão pessoal.
28/01 - Drop Duchy (Ultimate, Premium, PC): Mistura de roguelite de estratégia com quebra-cabeças em que você deve expandir e defender seu próprio ducado com peças diferentes.
29/01 - Warhammer 40,000: Space Marine II (Ultimate, Premium, PC): Jogo de tiro em terceira pessoa em que o protagonista Titus tem que enfrentar hordas de alienígenas monstruosos conhecidos como Tyranids.
29/01 - MySims: Pacote de Aconchego (Ultimate, PC): Pacote com os jogos MySims e MySims Kingdom, versão fofinha dos clássicos simuladores de vida, que foram lançados originalmente para Wii e Nintendo DS.
02/02 - Indika (Ultimate, PC): Jogo narrativo sobre a jornada surreal de amadurecimento de uma jovem freira, que é acompanhada da voz do próprio diabo.
03/02 - Final Fantasy II (Ultimate, Premium, PC): Sequência do clássico RPG japonês, em que um grupo de órfãos de guerra se juntam a uma rebelião para derrotar um império maligno.
Além disso, os seguintes jogos deixam o catálogo do Game Pass em 31 de janeiro:
Shady Part of Me (nuvem, PC e console)
Cataclismo (PC)
Starbound (nuvem, PC e console)
Lonely Mountains Snow Riders (nuvem, PC e console)
O Mundo da Paw Patrol Patrulha Canina (nuvem, PC e console)
Citizen Sleeper 2: Starward Vector (nuvem, PC e console)
Orcs Must Die! Deathtrap (nuvem, PC e console)
🍿 Filmes
📱 Netflix pede que filmes recontem história “três ou quatro vezes” para público com déficit de atenção, diz Matt Damon

Após suas experiências trabalhando no recém-lançado Dinheiro Suspeito, o ator falou sobre como as produções da plataforma de streaming são encorajadas a repetir detalhes da narrativa para pessoas distraídas no celular.
Em entrevista no podcast The Joe Rogan Experience, Damon e Ben Affleck comentaram as diferenças de trabalhar em um filme de ação tradicional para os cinemas comparado com uma uma plataforma de streaming, já que o nível de atenção do público costuma ser diferente.
Damon declarou que, na sua experiência, filmes de ação costumam ter três grandes momentos bombásticos, com a sequência final sendo geralmente a maior e mais explosiva (e mais cara). Em comparação, a Netflix sugeriu que esse momento fosse levado para o início do filme, e que o diálogo reforçasse “três ou quatro vezes” o que estava acontecendo na história para que quem ficou distraído enquanto assiste não se perdesse na narrativa.
Já Affleck reforçou que, apesar dessa diretriz, há vários projetos de sucesso da Netflix que fogem a essa fórmula. Ele citou como exemplo a premiada minissérie Adolescência, cuja estrutura e tomadas de câmera sem cortes necessitam a atenção redobrada do espectador. Damon rebateu dizendo que isso é uma exceção à regra.
Esta não é a primeira vez que se fala sobre a Netflix e outras produtoras de streaming sugerindo ou reforçando que a narrativa seja entregue de forma mais “mastigada” para o público. No passado, roteiristas relataram exigências para deixar ações e momentos da trama explícitos no diálogo para um público que pode não estar prestando atenção.
Dinheiro Suspeito está disponível no catálogo da Netflix. Ainda em 2026, Damon poderá ser visto nos cinemas em A Odisseia, do diretor Christopher Nolan (Oppenheimer), interpretando o herói Odisseu.
💨 Ligeirinho será adaptado em filme animado pelo diretor de Festa no Céu

O icônico ratinho superveloz dos Looney Tunes protagonizará uma nova aventura chefiada pelo mexicano Jorge R. Gutiérrez, também conhecido por seu trabalho em Maya e os 3 Guerreiros (2021) e El Tigre: As Aventuras de Manny Rivera (2007-2008).
A produção foi revelada oficialmente em uma matéria do site do The Hollywood Reporter, mas o próprio diretor já havia dado dicas sobre qual seria seu próximo projeto em uma publicação no Instagram no fim de 2025.
Uma das figuras mais memoráveis do elenco das animações da Warner Bros., Ligerinho fez sua estreia nos anos 1950. O personagem estrelou vários curtas animados em que usa sua velocidade, astúcia e pensamento rápido para ajudar sua comunidade de ratinhos mexicanos com comida — e levando a melhor sobre figuras como Frajola e Patolino.
Seu legado cultural é relativamente complexo já que, apesar de ser composto por vários estereótipos sobre a população mexicana, ele é um personagem popular na América Latina por ser visto como uma figura corajosa, esperta e disposta a passar a perna em algozes para ajudar seus amigos. Sendo assim, a escolha de um diretor mexicano por parte da Warner faz sentido para conciliar essas perspectivas.
Também é curioso que a Warner tenha aprovado o filme após anos de descaso com os Looney Tunes. A empresa não apenas tirou seus curtas da HBO Max dos EUA, mas deixou produções completas como O Dia que a Terra Explodiu e Coyote vs. Acme engavetadas por anos antes de vender seus direitos para outra distribuidora.
💡 Estamos no caminho certo? Diga o que acha da newsletter nesta pesquisa rápida (2 min).
🍜 Animes
🍷 Gotas Divinas será adaptado para anime em abril
Mais de 20 anos após o início de sua publicação, o aclamado mangá sobre o mundo de vinhos finalmente será transformado em anime durante a temporada de estreias de primavera no Japão. A adaptação está sendo produzida pelo estúdio Satelight (The Red Ranger Becomes an Adventurer in Another World), com direção de Kenji Itoso (Aquarion: Myth of Emotions).
A história acompanha o jovem Shizuku Kanzaki, que é informado sobre a morte de seu pai, um renomado crítico de vinhos que adquiriu uma fortuna e uma coleção de bebidas raras. Porém, para receber essa herança, ele deve cumprir uma tarefa: identificar corretamente quais são os treze vinhos — os “Doze Apóstolos” e as “Gotas Divinas” — descritos no testamento, dando detalhes de cada um deles ao estilo do pai.
Apesar de nunca ter tomado uma gota de vinho, Shizuku deve utilizar seus sentidos aguçados e capacidade descritiva para descobrir a identidade das bebidas. Complicando ainda mais as coisas, ele tem como competidor o jovem crítico Issei Tomine, adotado pelo pai antes de sua morte.
O mangá original foi um grande sucesso e não apenas recebeu duas sequências como também elevou a popularidade de consumo de vinhos pelo mundo inteiro.
Seu sucesso levou a várias adaptações, incluindo uma premiada série live-action no Apple TV, que leva a trama para a França, e em que o papel de Shizuki é substituído pela jovem Camille (Fleur Geffrier).
📰 Também aconteceu…
Rosebush Pruning, novo filme do diretor brasileiro Karim Aïnouz (Motel Destino) estrelando Callum Turner (Eternidade) e Elle Fanning (Predador: Terras Perdidas), disputará o Urso de Ouro no Festival de Berlim.
O próximo filme de Atividade Paranormal, que terá produção de James Wan (Invocação do Mal), será lançado em 31 de maio de 2027 nos EUA.
A Noiva!, releitura de A Noiva de Frankenstein estrelada por Jessie Buckley (Hamnet) e Christian Bale (Batman: O Cavaleiro das Trevas), teve um novo trailer divulgado.
Para garantir a aquisição da Warner Bros., a Netflix anunciou que fará a compra por US$83 bilhões em dinheiro vivo.
A Netflix também fechou um acordo global com a Sony Pictures para trazer o filme de The Legend of Zelda — que estreia em maio de 2027 — para o serviço de streaming após deixar os cinemas.
Blake’s 7, a conceituada série de ficção científica britânica dos anos 1970, receberá uma nova versão, com direção de Peter Hoar, responsável pelo premiado episódio “Por Muito, Muito Tempo” da 1ª temporada de The Last of Us.
Após atrasos e controvérsias, o game Marathon finalmente será lançado em 5 de março para PS5, Xbox Series e PC.
Os jogos Far Cry 3, Far Cry 3: Blood Dragon e Far Cry: Primal recebem uma atualização gratuita hoje (21) que permitirá desempenho superior, com taxa de quadros de 60fps no PS5 e Xbox Series.
O jogo BALL x PIT ganhará sua primeira grande atualização gratuita na próxima segunda (26), trazendo novos personagens, bolas especiais e outras novidades.
Além do formato em série, o anime Patlabor EZY será compilado em uma trilogia de filmes a partir de maio.
🕵 O que achou da news de hoje?Queremos saber sua opinião! Depois de votar, tem um espaço para você contar mais (mas só se quiser). |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎧 Ouça nosso podcast
Conheça o Tudo Acontece Tanto! nosso podcast que resume as principais novidades da cultura pop de segunda a sexta, por volta das 11h da manhã.

Reply