Brasil indicado no “Oscar britânico” e PS6 só depois de 2028

O grupo Rouge terá uma série documental na HBO Max

Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Saudações, habitantes de Criticópolis! 

Brasil marca presença em mais uma premiação! Além do filme estrelado por Wagner Moura, o documentário Apocalipse nos Trópicos também está indicado ao BAFTA deste ano.

  • 🏆 O Agente Secreto é oficialmente indicado ao BAFTA Film Awards 2026 – Brasil recebeu 4 nomeações

  • 🚨Irmãos Safdie, diretores de Joias Brutas, teriam rompido após polêmica com atriz menor de idade

  • 🎤 Rouge, fenômeno dos anos 2000, terá série documental pela HBO Max

  • 🐸 Novo especial dos Muppets traz Sabrina Carpenter em aventura musical

  • 🎮 PlayStation 6 deve chegar só depois de 2028, segundo novo relatório

Boa leitura!

Natalie Rosa e Guilherme Dias

🍿 Filmes

🏆 O Agente Secreto é oficialmente indicado ao BAFTA Film Awards 2026 – Brasil recebeu 4 nomeações

O filme dirigido por Kleber Mendonça Filho entrou oficialmente na corrida pelo “Oscar britânico” em duas categorias: Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Roteiro Original. Infelizmente, o protagonista do longa-metragem, Wagner Moura, já havia ficado de fora ainda na pré-seleção.

A disputa não vai ser nada fácil, já que O Agente Secreto concorre com os filmes estrangeiros Foi Apenas um Acidente, Valor Sentimental, Sirat e A Voz de Hind Rajab. Já na categoria de roteiro, o restante dos indicados são I Swear, Marty Supreme, Valor Sentimental e Pecadores.

Mas o filme com Wagner Moura não é a única produção brasileira na lista de indicados. O documentário Apocalipse nos Trópicos, da diretora Petra Costa, também foi nomeado para a premiação, na categoria de Melhor Documentário. O título concorre com A 200 Metros de Andriivka, Seymour Hersh: Em Busca da Verdade, Mr. Nobody Against Putin e A Vizinha Perfeita.

Se achou pouco, tem mais! O brasileiro Adolpho Veloso recebeu uma indicação pelo filme Sonhos de Trem, da Netflix, na categoria Melhor Fotografia. Ele concorre com Frankenstein, Marty Supreme, Pecadores e Uma Batalha Após a Outra.

As indicações foram anunciadas na terça-feira (27), e a data da cerimônia está marcada para o dia 22 de fevereiro em Londres. Você pode conferir todas as nomeações no site oficial do BAFTA.

🚨 Irmãos Safdie, diretores de Joias Brutas, teriam rompido após polêmica com atriz menor de idade

Um acontecimento do filme Bom Comportamento, de 2017, colocou um fim na parceria criativa que resultou em uma das vozes mais ousadas do cinema independente atual. A repercussão veio com a publicação de um relatório extenso da colunista Tatiana Siegel, do site Page Six, denunciando um grave incidente que teria acontecido nos bastidores do longa-metragem. 

Segundo o documento, uma atriz de 17 anos foi selecionada para interpretar uma prostituta, mesmo sendo menor de idade, contracenando com Buddy Duress, ator que carrega um histórico criminal. A denúncia diz que ele estava sob o efeito de drogas e fazia propostas indecentes à jovem, e que sua idade só foi descoberta após ela já estar traumatizada.

O incidente começou a causar a ruptura entre os irmãos somente em 2022, quando Benny Safdie descobriu o que havia acontecido. Josh colocou toda a culpa no produtor Sebastian Bear-McClard, que negou ter participação no caso, e em 2023 a história foi a público pela primeira vez, encerrando definitivamente a parceria.

Além de Bom Comportamento, os irmãos assinam juntos filmes como Joias Brutas (2019), Amor, Drogas e Nova York (2014) e Traga-Me Alecrim (2009). Atualmente, Josh Safdie está em campanha nas premiações por Marty Supreme, enquanto Benny se destacou pelo trabalho em The Smashing Machine: Coração de Lutador.

📺️ Séries

🎤 Rouge, fenômeno dos anos 2000, terá série documental pela HBO Max

O documentário promete se aprofundar nos bastidores da formação do Rouge, mostrando ainda como elas lidaram com a fama repentina e, claro, com os conflitos. No entanto, a integrante Lissa Martins, que perdeu seu marido, o ator JP Montovani, em setembro passado, não participará.

Fundado em 2002 por meio do reality show Popstars, do SBT, o Rouge apresentou ao mundo as cantoras Aline Wirley, Fantine Thó, Karin Hils, Li Martins e Luciana Andrade. E, imediatamente, o quinteto se tornou um sucesso nacional e redefiniu a trajetória da música pop no Brasil. 

O grupo conquistou as paradas musicais com hits como Ragatanga, Não Dá pra Resistir e Beijo Molhado, vendendo milhões de discos em todo o país e lotando as casas de shows. 

Porém, o Rouge teve apenas dois anos — intensos — de duração, chegando ao fim em 2004 após divergências criativas, alta exposição na mídia e toda a pressão que a indústria coloca em cima de jovens artistas. Com a produção documental, seu legado ganha vida mais uma vez, anos após uma turnê de reencontro também ter causado uma boa repercussão nacional.

Quem encabeça o projeto é Tatiana Issa e Guto Barra, responsáveis por documentários como Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez. Ainda não há uma data de estreia definida, mas as filmagens já começaram. 

🐸 Novo especial dos Muppets traz Sabrina Carpenter em aventura musical

O vídeo confirma o retorno de personagens icônicos como Kermit/Caco, Miss Piggy e Fozzie Bear em um evento em clima de teatro. Esse especial deve funcionar como um piloto. Se houver resposta positiva da audiência, o projeto pode seguir em frente como uma série. 

Entre os convidados especiais, estão a cantora Sabrina Carpenter, o ator Seth Rogen (O Estúdio), que também é produtor executivo, e a atriz e comediante Maya Rudolph (Fortuna).

The Muppet Show foi criado nos anos 1970 como um programa infantil, revolucionando a televisão com fantoches, quadros de humor, números musicais e participações de celebridades.

O especial, de mesmo nome, vai ao ar no dia 4 de fevereiro no Disney+.

💡 Estamos no caminho certo? Diga o que acha da newsletter nesta pesquisa rápida (2 min).

🕹️ Games

🎮 PlayStation 6 deve chegar só depois de 2028, segundo novo relatório

Analistas de mercado sugerem que o próximo console da Sony não deve ser lançado tão cedo, já que a estratégia vem sendo aumentar o ciclo de vida do PS5, que chegou ao mercado em 2020. A análise foi feita pela firma japonesa Sand Stone Insights.

Vale pontuar que o intervalo entre gerações costuma ser de sete a oito anos, como aconteceu com o PS4. O console foi lançado em 2013, mas somente em 2020 começou a ser substituído pelo PlayStation 5. Baseado nessa métrica, o ciclo de lançamento do PS5 deve ser um pouco mais longo que o habitual.

A decisão parece fazer parte de uma estratégia para manter e engajar os usuários de PS5, oferecendo descontos e focando em serviços de assinatura. Porém, o atraso ainda pode ser a consequência do aumento nos preços de memória RAM provocado pela alta demanda por chips de IA.

Lembrando que o prazo é uma estimativa de mercado, e a Sony ainda não divulgou qualquer janela de lançamento do PS6 até o momento.

📰 Também aconteceu…

  • Após ser um dos maiores fracassos comerciais de 2025, o filme Imperfeitamente Perfeita teve seu lançamento nos cinemas cancelado, e agora será lançado diretamente no Disney+

  • Love Me Love Me, novo filme do Prime Video, teve seu primeiro trailer revelado, mostrando toda a sua abordagem erótica. A trama é baseada em um best-seller italiano.

  • A roteirista de Guerreiras do K-Pop revelou que o sucesso do filme animado da Netflix se deve ao engajamento dos fãs no TikTok. “Não houve outra divulgação além do trailer”.

  • A animação Zootopia 2 chegou nas plataformas digitais poucas semanas após a estreia nos cinemas e já pode ser adquirida por compra ou aluguel no Prime Video e Apple TV.

  • A série dramática Sullivan’s Crossing, baseada nos livros de Robyn Carr, está chegando ao Globoplay após uma parceria com a produtora Freemantle.  

  • A (possível) 2ª temporada de Gavião Arqueiro recebeu uma atualização desanimadora de um produtor da Marvel: a série não é prioridade no momento.

  • The Testaments, a série que vai dar sequência a The Handmaid’s Tale, teve sua data de estreia confirmada para 8 de abril, marcando o retorno do universo criado por Margaret Atwood.

  • The Office é a nova colaboração com Fortnite, adicionando ao game visuais dos personagens Michael Scott e Dwight Schrute.

Um dos personagens do game competitivo Highguard, anunciado no The Game Awards, teve sua aparência inspirada pelo jogador de futebol Neymar. O jogo é gratuito e já está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

🕵 O que achou da news de hoje?

Queremos saber sua opinião! Depois de votar, tem um espaço para você contar mais (mas só se quiser).

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎧 Ouça nosso podcast

Conheça o Tudo Acontece Tanto! nosso podcast que resume as principais novidades da cultura pop de segunda a sexta, por volta das 11h da manhã.

📨 Sobre a Newsletter

Para quem tem uma rotina cheia, mas não quer abrir mão de se atualizar sobre filmes, séries, games e animes. De segunda à sexta, enviamos o melhor das notícias, trailers, indicações e novidades do universo da cultura pop.🍿📺🎮

Até a próxima rodada de notícias!

Reply

or to participate.